CiÊncias Humanas e suas Tecnologias
Questão 89 - Caderno 2 Amarela

À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois

A. o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e subúmidas do globo.

B. as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.

 

C. as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.

 

D. a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.

 

E. a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.

Resolução Educandus

Observando o ciclo hidrológico, notamos que a evaporação da água é uma etapa fundamental do mesmo. A temperatura do ar é um fator que influenciará enormemente na evaporação da água, logo na formação das chuvas. A ação do homem tem sido cada vez mais poderosa e capaz de provocar perturbações em escalas até mesmo globais.

 

O denominado efeito estufa, por exemplo, tem sido apontado como um fator de aumento da temperatura média do planeta.

 

Resposta: E

Confira aqui a aula desenvolvida pela Educandus que aborda este assunto.